A Fazenda


Mandu é uma Fazenda centenária no cultivo e produção do café arábica. Localizada no Município de Monte Santo de Minas, região Sul de Minas Gerais, onde o solo, clima e temperatura favoráveis, classificam a alta qualidade dos grãos. Situada em uma altitude de 1.100m, de relevo plano e intercalado por montanhas, é conhecida pela qualidade dos grãos produzidos, e através de colheita manual e seletiva, com responsabilidade socioambiental, garante aos consumidores do Café Mandu, a procedência de uma bebida diferenciada pelo aroma marcante destacando suavidade e doçura no sabor, bem como equilíbrio entre o corpo e acidez.

Nossa Filosofia


Nosso compromisso de trabalho é ter a satisfação de oferecer aos nossos clientes e consumidores um produto de qualidade, e com a  consciência de estarmos respeitando os valores do campo, visando o bem estar de nossos colaboradores e a preservação do meio ambiente.

Lavoura-Produção
_________

Colheita: A colheita do Café Mandu é realizada de forma manual e semi-mecanizada,  através de uma equipe de colaboradores treinados, altamente capacitados e dedicados ao trabalho realizado, visando sempre a responsabilidade socioambiental. Para garantir ainda mais a qualidade dos grãos, antes de realizar a derriça dos frutos, é colocado uma forração sob a planta, com o objetivo de isolar àqueles que caírem ao solo, evitando assim, a possibilidade de fermentação e contaminação dos grãos, pois devido a umidade, pode causar danos que comprometem a qualidade da bebida.
Em geral, o início da colheita se dá na segunda quinzena de Maio e vai até o final de Agosto.
Processamento: Natural, via seca.
Secagem: O processo de secagem é natural em terreiro de concreto (cimento), o qual é lavado e higienizado antes do início da colheita, afim de evitar e/ou reduzir o risco de impurezas (que não sejam do próprio café). Após o período de secagem no terreiro, o grão é direcionado ao secador mecânico.

Armazenamento: O armazenamento (já beneficiado) a granel ou ensacado é mantido na propriedade, por um período, em seguida é direcionado aos armazéns ou cooperativas locais, onde é realizado o controle de armazenagem e classificação. Durante esse período é conservado em tulhas, separado em lotes é mantido em local seco e ventilado.

Classificação: A análise e classificação do café  é realizada por profissionais especializados e a análise sensorial pela comissão organizadora do concurso de qualidade dos cafés de Minas Gerais.  
Torrefação: O processo de torrefação, moagem e embalagem do Café Mandu é cuidadosamente realizado  de forma artesanal, na própria fazenda, garantindo um café fresco, com aroma intenso e sabor diferenciado. Por se tratar de um produto não industrializado, o café  é puro, 100% arábica e sem nenhuma mistura!!! 

Certificação
___________

A Fazenda Mandu, bem como o Café Mandu, desde 2013 são certificados pelo Certifica Minas Café, em parceria com o IMA (instituto Mineiro de Agropecuária), programa do Governo do Estado de Minas Gerais, que reconhece as melhores práticas utilizadas na produção de café e atesta a conformidade do café mineiro com as exigências do comércio mundial. Além do cumprimento da legislação ambiental com as áreas de reserva legal, preservação permanente, cadastro no CAR (Cadastro Ambiental Rural) e Certificado de Registro do Meio Ambiente, fazendo com que siga os padrões de sustentabilidade, conforme a norma.